quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DOENÇAS RESIRATÓRIAS REPETIDAS

As doenças respiratórias, tais como bronquite, sinusites, otites, amigdalites e resfriados, em muitas crianças podem apresentar recidivas, isto é, aparecem novamente, pouco depois da criança ter sido aparentemente curada. Isso acontece quando as defesas da criança estão diminuidas. Nesses casos, é preciso não tratar a criança somente quando está em crise, mas investigar, por meio de exames laboratoriais e testes, se a criança tem alergia respiratória, baixa de imunidade, falta de vitaminas e sais mineirais, anemia, verminose, etc.

Para muitas doenças existem atualmente vacinas preventivas, como as da gripe e da pneumonia, que devem ser aplicadas rotineiramente . Quando existe alergia respiratória, identificada por meio de testes, há necessidade do controle ambiental, isto é, da eliminação das causas de alergia dos ambientes frequentados pela criança (lar, casas de avós ou tias, escola etc.), bem como um tratamento dissensibilizante com vacinas apropriadas, por via oral ou injetáveis. Quando existe baixa de imunidade, fazendo com que a criança tenha infecções respiratórias
frequentes, vários medicamentos, chamados imunoestimulantes, devem ser usados.

É aconselhável também tentar determinar quais os germes que mais acometem a criança, juntamente com a verificação dos antibióticos aos quais esses germes são sensíveis, mediante culturas específicas .

Todos esses procedimentos levam certo tempo e exigem um contato repetido com o pediatra, que pedirá a ajuda de outros especialistas se necessário, e necessitam uma colaboração intensa e contínua por parte dos familiares da criança.

Nenhum comentário: