quarta-feira, 9 de setembro de 2009

PREVENÇÃO DO CÃNCER DO ÚTERO

Uma pesquisa feita no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo revelou que 65% das mulheres contraíram o vírus HPV (siga em inglês para o papiloma vírus humano) no primeiro contato sexual. A maior preocupação é com as adolescentes. Dados do estudo mostram que, aos 14 anos, 32% das meninas já tiveram algum tipo de contado sexual.

Outra pesquisa, feita no Instituto Fernandes Figueira, do Rio de Janeiro, mostrou que, no primeiro ano de atividade sexual, 24,1 % das jovens estudadas, com idade entre 11 e 19 anos, apresentaram lesões no colo do útero.O câncer do colo do útero, que se pode seguir a essas lesões, é o terceiro mais comum entre as mulheres. Logo após o câncer de pele e o da mama.

O exame de Papanicolau é importante para o diagnóstico, pois a doença do papiloma vírus , em 90% dos casos, pode ser curada em até 2 anos de tratamento.

Mas o melhor é prevenir. As adolescentes devem receber, antes de iniciar a vida sexual, a vacina já existente contra o papiloma vírus, que deve ser aplicada em 3 doses.Ainda é cara, mas vale a pena.

Nenhum comentário: