segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DEPRESSÃO NA CRIANÇA E NO JOVEM

Daqui a 20 anos, a depressão será a doença prevalente, superando o câncer e as doenças do coração, avaliam os especialistas que participaram da Primeira Reunião Global de
Saúde Mental, em Atenas, na Grécia, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, estima-se que cerca de 18 % da população sofre de depressão.

Ficou claro que cerca de metade dos transtornos mentais surgem antes dos 14 anos de idade. Realmente, nos meus 56 anos de atividade pediátrica, nunca vi tantos casos de depressão e angústia infantil na infância e na adolescência do que nos últimos anos, necessitando de tratamento por remédios e psicoterapia.Assim, se uma criança ou jovem, de ambos os sexos, está muito nervosa, preocupado demais com a atividade escolar, tem medos irracionais (medo de elevador, medo do escuro, medo de pequenos animais etc), poderá.estar com um problema do sistema nervoso; e necessitar de ajuda do pediatra ou hebeatra (que atende aos adolescentes).

Acredito que isso está acontecendo porque vivemos em uma sociedade muito estressante. É a TV com sua coleção de notícias sobre todo tipo de crimes e desastres, além dos filmes e programas mostrando a violência e a criminalidade, “games” também exaltando a violência, a grande ênfase na competição (campeonatos esportivos, concursos de misses, provas escolares, vestibulares, concursos para empregos, crise econômica, desemprego...). A criança e o jovem se sentem inseguros tanto no presente quanto no futuro, surgindo uma reação psicológica.

Nenhum comentário: