sexta-feira, 18 de setembro de 2009

ENGASGO

A imprensa noticiou o triste acidente em que um menino de 4 anos faleceu, engasgado com um chiclete, em Belo Horizonte. Não é um caso raro. Em um Pronto Socorro de Belo Horizonte, no primeiro semestre deste ano (2009), 1.383 crianças até 12 anos foram atendidas com esse problema. Mas é preciso salientar que, quando a sufocação é completa, dificilmente há tempo para procurar um serviço médico antes do falecimento. A vítima não consegue tossir com força, falar e começa a ficar roxo. Está se asfixiando. Por isso mesmo, é fundamental que a própria família saiba o que fazer, para tentar desobstruir as vias aéreas.

Em primeiro lugar, nunca tentar retirar o objeto que está sufocando de dentro da garganta. Essa tentativa pode aprofundar mais o objeto e ainda piorar a situação. O que fazer, então ?

Não entre em pânico. Não adianta correr para procurar socorro médico, não haverá tempo para isso. Se a criança for maiorzinha, deve ficar em pé, inclinada, com a cabeça mais baixa do que o peito. O adulto fica atrás dela e a abraça na altura da cintura (da vítima), com uma mão segurando a outra, fazendo uma espécie de anel em volta da cintura da criança. Dê um apertão forte, repetido quatro vezes. A intenção é esvaziar todo o ar dos pulmões da vítima, para expulsar o objeto das vias aéreas.

No caso de crianças menores, deite-a de bruços, apoiada em um dos seus braços com a cabeça ligeiramente inferior ao resto do corpo. Com a outra mão espalmada, dê quatro pancadas fortes no meio das costas da criança.

Conseguindo desobstruir a criança, leve-a então a um serviço médico, para avaliação de seu estado geral.

Nenhum comentário: