segunda-feira, 7 de setembro de 2009

ALCOOL E ADOLESCENTES

Tive conhecimento de que, em uma festa de debutante, em nossa cidade, os adolescentes tiveram acesso não só a cerveja, mas também a vodca, caipirinha, etc. Ora, segundo estudioso da Universidade Federal de São Paulo, 22 milhões de homens brasileiros abusam do álcool (aumento de 30 % em relação há 10 anos arás), enquanto 12 milhões são alcoólatras, isto é, não podem viver sem ingerir diariamente grandes quantidades do tóxico. Já as mulheres constituem 8 milhões das que abusam do álcool e 5 milhões de alcoólatras (aumento de 50 % em relação há 10 anos atrás)

Há casos de meninos e meninas que começam a beber aos 12, 15 anos e se viciam. Começam justamente nessas festas aparentemente inocentes de adolescentes e, acostumando-se à euforia inicial que o álcool produz, encaminham-se para o vício.

Não é preciso citar os males que o álcool faz à saúde e à vida social, profissional e familiar do alcoólatra. São bem conhecidos de todos. Mas os estudiosos do tema descobriram que as mulheres não conseguem processar o álcool tão eficientemente quanto os homens, Nelas, portanto, o álcool produz males maiores. Só para citar dois exemplos : o risco de hipertensão é 40 % maior nas mulheres alcoólatras do que nos homens alcoólatras; o risco de cirrose hepática é 3 vezes maior no sexo feminino.

Os familiares têm um papel muito importante na prevenção do alcoolismo e seus males nos jovens. Não devem permitir bebidas alcoólicas nas festas. Mais importante ainda : dar o exemplo não bebendo álcool em hipótese alguma. O hábito de beber cerveja não é indispensável à vida. È fruto da propaganda, principalmente televisiva, onde os anúncios das várias marcas estão aliados a mulheres lindas e sensuais, a atores e cantores conhecidos, a cenários prazerosos e com muita alegria. Alegria é um sentimento de quem está feliz; só a infelicidade faz com que alguém tenha que se alcoolizar para sentir-se alegre.No fim, é a ânsia de lucro financeiro por trás de tudo e em detrimento da saúde de todos... Ajude sua filha e seu filho a ser uma pessoa feliz; não um viciado !

Nenhum comentário: