domingo, 6 de setembro de 2009

AS MOLEIRAS DO BEBÊ

As moleiras dos bebês são frequentemente uma das preocupações dos pais, principalmente os “de primeira viagem”, logo após o nascimento dos filhos. As fontanelas, nome técnico das moleiras, são abertura dos ossos do crânio do bebê, separadas por tecido mais mole do que o osso, tecnicamente chamadas de suturas. Essas aberturas permitem que os ossos do crânio se acavalem na ocasião do parto vaginal, fazendo com que a cabeça do bebê fique menor e facilitando sua passagem pelo canal vaginal da mamãe.
Logo após o parto a cabeça do bebê pode apresentar algumas deformidades, que são corrigidas nos dez primeiros dias de vida.
As fontanelas que permanecem abertas logo após o nascimento. São as chamadas fontanela posterior e fontanela anterior. A posterior se fecha inteiramente entre 3 a 6 semanas de vida. A anterior, que é maior, só fica completamente fechada apenas aos 2 anos de idade.
Pela apalpação da fontanela anterior, o pediatra pode obter informações valiosas. Quando seu fechamento está retardado, pode haver raquitismo ou hipotireodismo. Ela está abaulada nas infecções do sistema nervoso, as meningites. Fica deprimida na desidratação.

Nenhum comentário: