quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRATAMENTO DE ALERGIAS

As alergias respiratórias (rinite, asma) aumentaram muito entre as crianças nos últimos anos, obrigando os pais a um tratamento cuidadoso para propiciar uma vida mais saudável a seus filhos e evitar que sejam acometidos de complicações como bronquite, pneumonia, sinusite.

A conduta mais importante no tratamento dessas alergias é a imunoterapia, isto é, dissensibilização da criança aos agentes que provocam as alergias, principalmente o ácaro, “bichinho” danado que faz ninho nos estofados, como colchão, travesseiro, almofadas, carpete etc.

Essa dissensibilização (diminuição da alergia) se faz com o uso de vacinas que são, simplesmente, doses muito pequenas do agente produtor da alergia, por assim dizer para “acostumar” o organismo a não reagir contra ele. Esse processo começou a ser feito com produtos injetáveis, em numerosas aplicações, que infernizavam a vida da criança e, habitualmente, era
interrompido, não se chegando a um resultado favorável.

Mais recentemente numerosos trabalhos científicos, vindos de centros de pesquisas em várias capitais mundiais, comprovaram que tais vacinas, aplicadas debaixo da língua (ITSL – imunoterapia sublingual), têm o mesmo efeito que as vacinas injetáveis, com a vantagem de não sacrificarem a criança. Com isso, fica possível fazer o tratamento completo (de 2 anos), o que leva ao êxito.

A explicação é simples : os vasos sanguíneos que passam sob a língua vão diretamente ao sangue, sendo mais bem absorvidos pelo organismo.

Nenhum comentário: