quarta-feira, 20 de maio de 2009

LIGHT, DIET, ZERO

Qual a diferença entre essas palavras, que aparecem em tantos alimentos industrializados hoje em dia?
Segundo a nutricionista Solange de oliveira Saavedra, do Conselho regional de Nutricionistas de São Paulo, a denominação LIGHT é utilizada em alimentos que foram produzidos com redução de, no mínimo, 25 % do valor calórico ou de nutrientes como açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol, e sódio, comparando-se aos produtos tradicionais similares.”Eles focam mais a estética que a saúde, pois não eliminam nenhum nutriente, apenas diminuem a sua quantidade”.
Na categoria DIET estão os produtos elaborados para atender às pessoas com restrições dietéticas específicas e não com o propósito de oferecer alimentos com baixo valor calórico. “Eles devem ter total ausência de determinado ingrediente, como o açúcar para os diabéticos ou o sódio, para os que têm pressão arterial alta”. Mas, do ponto de vista das calorias, podem ter o mesmo valor de alimentos similares que não são DIET. Engordam tanto quanto eles, portanto.
Já os produtos ZERO são assim denominados por terem zero por cento de calorias, graças à retirada total dos açúcares, sendo substituídos por adoçantes. Geralmente esses produtos são consumidos por pessoas saudáveis, que não querem ingerir calorias das bebidas comuns, e por diabéticos, por não conter açúcar.

Nenhum comentário: