quarta-feira, 13 de maio de 2009

CÁRIES NOS BEBÊS

O hábito para evitar futuras cáries nos dentes-de-leite é fazer a higiene bucal no bebê após cada mamada; mesmo seem dentes, os cuidaados com a boca devem começar logo após o nascimento.
A cárie é uma doença infecto-contagiosa, provocada por um micróbio. Procedimentos cotidianos, como testar a temperatura da mamadeira provando o líquido, experimentaar a comida do bebê com a mesma colher, beijá-lo na boquinha podem fazer com a pessoa transmita o micróbio para a boca do neném. Uma vez na boquinha, os micróbios reproduzem-se facilmente, alimentado-se com os resíduos do leite e da comida.
Recomenda-se fazer uma limpeza bucal no bebê após cada alimentação ou mamada, com um cotonete wembebido em água filtrada, retirando-se os restos alimentares.
A primeira consulta ao odontopediatra deve ocorrer por volta dos 3 anos de idade, repetidas regularmente de seis em seis meses. Logo que tiverem aparecido os dentes-de-leite, deve-se habituar a criança a usar a escova e o fio dental depois de cada alimentação mais rica.

Nenhum comentário: