sexta-feira, 2 de outubro de 2009

REFLUXO GASTROESOFÁGICO

O que é o Refluxo Gastroesofágico ?

Sentimos às vezes uma queimação na garganta. Essa sensação é por causa do refluxo (volta) do alimento do estômago para o esôfago. É o chamado Refluxo Gastroesofágico (RGE). È um problema que acomete os adultos. Acontece que também os bebês e as crianças podem sofrer com vômitos e regurgitações após as mamadas e as refeições. Ou seja, também eles podem sofrer com o Reflexo Gastroesofágico.

O esôfago é um tubo muscular que leva os alimentos da boca ao estômago. Na sua ligação com o estômago existe uma espécie de válvula, tecnicamente chamada de esfíncter, que normalmente se fecha quando alimento já está no estômago, justamente para impedir que o alimento, já misturado com o suco gástrico, e portanto muito ácido, volte ao esôfago, cujo revestimento não está protegido, como o estômago, contra acidez. Quando o esfíncter é fraco ou não está ainda amadurecido (como o caso de alguns bebês), não consegue segurar o alimento que está no estômago, que acaba voltando para o esôfago,

O que é o Refluxo Gastroesofágico fisiológico?

“O refluxo gastroesofágico é um evento funcional freqüente e mais observado em lactentes até os seis meses de idade. Há tendência à resolução espontânea e somente uma parcela desses lactentes apresenta complicações ou sintomas associados ao refluxo. O refluxo gastroesofágico fisiológico é” reconhecido (...) por sua condição benigna, caracterizado ... sendo autolimitado e não associado à doença “. (Pronap – Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria, Ciclo XI, num.2).

Em 80 % dos casos, o refluxo tende a regredir a partir dos 6 meses de vida, coincidindo com a introdução dos alimentos sólidos e uma posição do corpo freqüentemente ereta.

O que é a Doença do Refluxo Gastroesofágico?

Nesses casos, a criança apresenta irritabilidade, choro persistente, principalmente depois da alimentação, recusa de alimentar-se, não pega a mamadeira ou o seio, portanto não ganha peso. É quando é preciso o pediatra receitar medicamentos.

Alguns cuidados são necessários . A cabeceira do berço ou da cama deve ser elevada, para que a ação da gravidade facilite o esvaziamento gástrico; a criança deve ficar deitada de lado, sobre o braço direito; z criança deve ficar no colo “em pé”, depois de alimentada, para arrotar, durante pelo menos meia hora. Se a criança toma mamadeira, pode ser preciso adicionar ao leite uma farinha, para engrossar. O alimento deve ser dados em menor quantidade e mais freqüentemente,

Em casos mais graves, pode haver complicações pulmonares, pela aspiração de alimentos. Atualmente, com os cuidados aconselhados e a medicação adequada, são extremamente raros os casos em que há necessidade de cirurgia, para corrigir a fraqueza do esfíncter.

Cuidado com os exageros

Alguns pediatras, influenciados por uma complexa rede, que inclui, entre outros fatores, a insegurança, a sedução por parte de laboratórios farmacêuticos e pressão por parte dos pais por uma receita, acabam receitando para crianças normais os conhecidos domperidona (Motilium) e ranitidina (Label).

Nenhum comentário: