sábado, 17 de outubro de 2009

ANABOLIZANTES NA ADOLESCÊNCIA

Com certa frequência adolescentes vêm ao meu consultório, solicitando anabolizantes, vulgarmente chamados de bombas, para aumentar e tornar mais rápido o crescimento de massa muscular, simplesmente por motivos estéticos, para usar a famosa camiseta regata, mostrando braços musculosos, mesmo que esteja fazendo frio. Até mesmo mocinhas que frequentam academias às vezes têm esse desejo.

Segundo estudo do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade de São Paulo, o número de jovens que admite usar drogas mais que dobrou nos últimos anos. Passou de 540 mil para 1,2 milhão de 2001 até hoje.

Essas drogas são sintetizadas a partir do hormônio masculino testosterona. Não são ilegais, mas só podem ser prescritas para tratamento de um número reduzido de enfermidades. Na ausência dessas doenças e em quantidade excessiva produzem graves efeitos colaterais : lesões de pele, infertilidade, impotência, problemas no fígado, sobrecaga no coração e até mesmo alguns tipos de câncer. São consideradas doping nas competições esportivas. No caso de mulheres, começam a aparecer pelos e voz mais grave, além do aumento do clitóris.

Nenhum comentário: