segunda-feira, 12 de outubro de 2009

SAPATOS PARA CRIANÇAS

Suri, filha dos atores Tom Cruise e Katie Holmes, só tem 3 anos, mas já usa salto alto, conforme notícia publicada no jornal O GLOBO (04/10/09). Trata-se de um erro grave, segundo os ortopedistas, porque prejudica a marcha, causa dores e pode levar até a atrofia da batata-da-perna.

O calçado para crianças deve ter formato diferente do calçado para adultos e deve ser adequado à idade da criança. Na prática, verifica-se que as crianças atualmente têm o pé maior do que antigamente e os fabricantes de sapatos continuam com as mesmas medidas. Em verdade, meninas e meninos não deveriam usar o mesmo sapato ou tênis por mais de 12 meses porque depois de algum tempo vai ficar apertado.

É preciso atentar a esta questão desde os primeiros meses de vida. A capacidade de sustentar o peso surge à medida que a criança cresce e exercita as partes moles do pé. O arco da planta dos pés só está presente aos 2 anos de idade. Pode-se dizer que toda a criança tem “pé chato” normalmente até essa idade.

Daí a importância de deixar a criança andar descalça algumas vezes nos primeiros anos. Para os bebês, os sapatinhos servem apenas para aquecer. As crianças tendem a deformar calçados muito frágeis Quando começam a andar devem usar sapatos com solado flexível, de preferência de couro, com uma parte posterior que abarca firmemente o calcanhar.

Nenhum comentário: