segunda-feira, 6 de julho de 2009

FERVURA DO LEITE DE VACA

Por motivos econômicos, algumas mães dão aos filhos leite de vaca de saquinho plástico ou, quando próximas a fazendas, leite diretamente ordenhado. Nesses casos, a possibilidade de contaminação por bactérias é maior do que no leite de vaca de caixinha. É necessário, portanto, ferver o leite de vaca, para eliminar possíveis bactérias. Mas então, frequentemente, ocorre um erro. As mães levam o leite de vaca ao fogo. Forma-se, depois de algum tempo, uma película impermeável que não deixa escapar o vapor que se forma abaixo dela. O leite “sobe”, havendo risco do leite transbordar e sujar o fogão. As mães, então, abaixam o fogo, para evitar esse transtorno. Mas isso acontece quando o leite está há 80 graus centígrados. E, nessa temperatura, o leite ainda não ferveu (o que acontece a 100 graus) e as eventuais bactérias ainda não morreram. O que se deve fazer para evitar esse problema ? Quando se formar a película referida as mães devem, com uma espátula, abrir a película e deixar sair o vapor, mantendo o fogo na mesma intensidade. Em breve, o leite vai ferver, isto é, borbulhar e ai, então, as bactérias morrerão.

18 comentários:

Anônimo disse...

Oi Pediatra, estava navegando e achei seu Blog. Tenho uma neném de 4 meses e estou tentando sair dos leites caros em pó! Pensei em dar leite de vaca, de saquinho, por achar que é mais saudável que os outros. Tenho dúvida mesmo em como ferver o leite e se ele pode dar reações como diarréia.

Unknown disse...

Podem ficar tranquilas que uma simples fervura a 70º por 4 minutos é o suficiente pra exterminar qualquer brucella ou mycobacterium presente no leite sem diminuir sua concentração de calcio e alteração de proteínas, podem consumir seus leites bem tranquilamente a ao contrario do que diz no blog o leite de saquinho é infinitamente superior ao de caixinha ´pois é livre de conservantes por isso mamães se tem filho com leve intolerâncias cuidado pois os 3 consevantes presente no leite de caixinha pode lhe atrapalhar e muito ... ahh e se vocês estão se perguntando quem é este louco que escreve sou Médico Veterinário e to cansado de ler um monte de mentiras sobre leite... ok um abraço

marcia santos disse...

fervi o leite à tarde e a noite fui ferver de novo, mas observei larvas na nata q se formou. o que pode ter acontecido. qundo subiiu deslliguei logo paara nao sujar o fogao.

Unknown disse...

Voce certamente deixou o leite descoberto algum momento e moscas cagaram nele. Conserve-o sempre coberto com um pano ou apos esfriar guarde na geladeira.. Abraço

Unknown disse...

O Leite de saquinho pasteurizado comprado em padaria também deve ser fervido?

Aryane Veiga disse...

Adorei!

Aryane Veiga disse...

Adorei!

Charles Subtil disse...

Nossa bebi leite com bactérias durante 38 anos!!!

M@ri@ Rit@ disse...

Obrigada. .Por explicar pra gente Henry Nobre

Unknown disse...

gostaria de saber se pode ferver o leite de saquinho pasteurizado misturado com agua , se nao tem perigo de azedar

Unknown disse...

Cagaram nele? Larvas vêm de ovos, não de fezes... Portanto as moscas puseram ovos no leite

Unknown disse...

Se o leite já é pasteurizado, não há necessidade de fervê-lo 😉

Unknown disse...

Kkkkk....eu tbm....

Unknown disse...

O leite de saquinho depois de fervido durante quantos tempo na geladeira sem azedar?

Unknown disse...

Ok ótima explicação brigado

Unknown disse...

Eu fervo guardo dura quanto tempo deixar quando tiro tá normal mas fervo quando compro e conjelo

Unknown disse...

E tá viva ... uhu !!!

Denise disse...

Queria saber quanto tempo dura o leite puro de faZenda na geladeira depois de fervido?