quarta-feira, 8 de julho de 2009

O PERIGO DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS

Um estudo realizado ba Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) mostra que 67 b% dos pais oferecem alimentos industrializados à criança antes do primeiro ano de vida.
Para a autora do trabalho, a nutricionista Maysa Helena de Aguiar Toloni, a conclusão é preocupante, já que o alimento industrializado contém mais açúcar e mais gordura. Cerca de 10 % das crianças e 20 % dos adolescentes têm excesso de peso no Brasil. Além disso, os jovens têm sido vítimas de problemas como hipertensão e colesterol alto cada vez mais cedo.
Por outro lado, l0 % oferecem mel às crianças. “As pessoas acham que o mel é um alimento natural, mas ele é contraindicado antes do primeiro ano de vida porque, nessa idade, a flora intestinal ainda não está completamente formada e há risco de intoxicação pelo botulismo”, explica a nutricionista.
Outro dado que chama a atenção é a idade com a qual as crianças começam a conhecer os refrigerantes. 12% delas já os experimentaram antes dos 6 meses de vida. Até os 9 meses, esse índice sobe para quase 20% e mais da metade (56,5 %) já usou refrigerantes até o primeiro ano de vida. A presença de corantes e aditivos nos alimentos industrializados pode aumentar a predisposição da criança a desenvolver reações alérgicas.

Nenhum comentário: