domingo, 12 de julho de 2009

INTOXICAÇÕES POR MEDICAMENTOS

Crianças menores de 5 anos são as principais vítimas de envenenamento por medicamentos, de acordo com um levantamento feito pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINITOX), da Fiocruz. Indicou ainda que, até os 14 anos, 98,7 % das intoxicações por diversas substâncias ocorreram em casa.

A seguir, damos um roteiro para evitar tal tipo de acidentes.

Na farmácia. Confira se o nome na caixa do remédio é o mesmo receitado pelo médico.(Os médicos devem escrever com letras legíveis). Preste atenção nas dosagens e nos horários prescritos pelos médicos.

Em casa, Os remédios em uso devem ser guardados em lugares altos e de preferência em armários trancados, para evitar que as crianças tenham acesso a eles.

Sobras. Verifique sempre o prazo de validade dos remédios. Alguns, como os antibióticos, têm pouco tempo de validade quando estão já abertos.

Identificação. Quem tem mais de um filho deve escrever o nome de cada criança na caixa de seus remédios, para evitar trocar de medicamentos. É aconselhável também escrever nas caixas para que serve o medicamento e como ele deve ser tomado

Nenhum comentário: