terça-feira, 21 de julho de 2009

A IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS


A fibra é um elemento importante na composição dos alimentos por estar relacionada com o bom funcionamento dos intestinos Mas os seus benefícios não se resumem a isto e as fibras atuam na prevenção de várias doenças. De origem vegetal, as fibras não são absorvidas pelo organismo e elas não engordam.

As fibras são divididas em dois tipos :

Fibras solúveis
A principal delas é a pectina, encontrada em frutas (por exemplo : laranja, maçã), vegetais (por exemplo :cenoura), nos cereais integrais (por exemplo, farelo de trigo) e nas leguminosas (ervilha, feijões, lentilha). Esse tipo de fibra é classificada como solúvel por reter água , formando um gel. Ajuda na diminuição do nível de colesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardiovasculares, bem como no combate à obesidade, pois levam a uma menor ingestão de alimentos calóricos e de açúcar.

Fibras insolúveis
Encontradas em todos os alimentos vegetais, sua maior fonte são os grãos de cereais, tais como milho, soja, grão de bico e nas frutas consumidas com cascas, como a maçã, pêra e ameixa..
As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algumas doenças, como a constipação e o câncer coloretal.
Vale lembrar que para as fibras cumprirem seu papel no organismo é necessário a ingestão de bastante líquidos Por dia, uma pessoa deve ingerir 30 gramas de fibra.
Adaptação de Miranda Fortes, 12//03/08
ROBERTA STELLA, nutricionista da Universidade de São Paulo

Nenhum comentário: