quarta-feira, 17 de junho de 2009

ALTOS E BAIXOS

As mães geralmente, verificando como o bebê engorda nos primeiros meses de vida, acreditam que tal ritmo vai continuar à medida que a criança vai se desenvolvendo. Mas não é assim. A criança tem fases em que engorda mais e tem fases em que engorda menos.

O peso inicial (ao nascer) costuma duplicar aos 5 e 6 meses, triplicar aos 12 meses e quadruplicar entre os 24 e 30 meses. De modo geral, quanto mais baixo o peso ao nascer mais rapidamente se faz o aumento de peso.

Mas, a partir dos 12 meses, o aumento do peso se faz de maneira mais lenta, atingindo o mínimo entre os 5 e os 6 anos, voltando a acelerar-se por ocasião da puberdade, quando a criança deve ganhar 5 a 6 quilos num ano. Essa intensidade variável explica a inapetência dos pré-escolares e o apetite exagerado na puberdade e na adolescência.

Entre os 2 e os 6 anos, o aumento de peso se faz de maneira brusca e variável, alternando-se etapas normais de repleção (aumento de peso) e de aumento da estatura. Em certas ocasiões, quando há normalmente pouco aumento de peso, os pais ficam preocupados, acostumados com a gordurinha fofa do bebê. E costumam se queixar ao pediatra de que a criança “não come bem” e não aumenta de peso.

A primeira fase de repleção (aumento de peso) tem lugar entre 1 e 4 anos; segue-se o primeiro estirão (aumento da altura), dos 5 aos 7 anos, depois novo período de repleção, dos 8 aos 10, e um segundo estirão, dos 11 aos 15 anos, um ou dois anos mais cedo nas meninas do que nos meninos.

Quando a criança foge aos padrões descritos acima, os pais devem procurar o pediatra para que ele investrigue as possíveis causas do problema.
( Adaptação de Tratado de Pediatria de Walter Telles)

Nenhum comentário: