sexta-feira, 10 de julho de 2009

DISTÚRBIOS DE COMPORTAMENTO INFANTIS

Nem todos sabem que crianças e adolescentes também podem apresentar distúrbios de comportamento semelhantes aos adultos. Um desses casos é a depressão, infelizmente tão comum em nossa sociedade estressante de hoje. Começando a sofrer de depressão, as crianças ficam mais quietas, sem vontade de brincar, com falta de apetite, problemas no sono, tristeza. Nessa situação, é comum a criança não apreciar os trabalhos escolares, não prestar atenção às aulas, além de se mostrarem agressivas, irritadas. Há casos com problemas urinários; micções freqüentes com pequenas emissões de urina (polaciúria) e eventualmente urinar na cama (enurese). Se esses sintomas permanecerem por mais tempo, é preciso os pais solicitar ajuda profissional.

Outro problema que também pode afetar crianças é o chamado distúrbio obssessivo-compulsivo (TOC). N esse quadro a criança apresenta gestos repetitivos, como lavar as mãos com freqüência, repetir comportamentos sem razão, adotar manias, mostram medos irracionais.

Esses quadros têm cura com a ingestão de remédios, paralelamente à ajuda psicológica, sempre por médicos e psicólogos experiente no tratamento de crianças e adolescentes.

4 comentários:

Unknown disse...

Bom dia Doutor.
minha afilhada, esta com sérios problemas, acredito que éla sofra de disturbio comportamental,éla é um doce carinhosa gentil,más derepente fica nervosa,braba,se nega a diser oque aconteceu, fica pelos cantos emburada,e chora na maioria das vezes,

qual sua opinião?

Unknown disse...

ola doutor,
a minha cunhada, sofre desse comportamento, sera que se um dia eu estiver gravida, meu filho(a) pode ter esse comportamento igual ao dela ?

LutyLocateli disse...

Boa noite, meu filho sempre foi muito agitado, há quem diga que ele é hiper-ativo, já fez tratamento psicológico e apresentou grande melhora no comportamento, mas de um tempo pra cá tem tido um comportamento diferente, principalmente com a tia dele, muitas vezes parece que ele faz as coisas com intenção de há provocar, quando lhe chamo a atenção ele mal me ouve, tento conversar, as vezes o deixo sem usar o computador que é o que ele mais gosta de fazer, mas parece que nem assim ele entende. O que o senhor acha a respeito desse comportamento?

Maria do Carmo disse...

Bom dia Drº
Minha filha tem mania de falar tudo trocado; se é para apagar a luz(ela pede para acender),se quer que a gente abra (ela pede para fechar),Ontem ela diz amanhã.Hoje para mim foi que eu fiquei mais espantada, ela escreveu o próprio nome da direita para esquerda.
Ex: Mikaela, ela escreveu aleakiM.
Ela tem 5 anos ainda está aprendendo a escrever, mais já sabe escrever o nome. Será que ela tem algum distúrbio? por favor me fale se preciso de ajuda.