sexta-feira, 20 de junho de 2008

VALOR DA CASCA DO OVO

Há muito tempo se sabe que a casca de ovo é uma excelente fonte de cálcio. O que não se sabia era se ele seria bem absorvida pelo corpo humano. As pesquisas realizadas confirmam que o cálcio da casca de ovo é absorvido muito bem. Um trabalho definitivo é o de Maria Margareth Veloso Naves ( Revista da UFG, Vol. 5, No. 1 ), do qual retiramos as informações abaixo.
Nosso corpo precisa apenas de pequena quantidade de cálcio e este nutriente está presente nos alimentos como as sementes, as folhas verde-escuras, os cereais integrais, o leite, os queijos, a casca de ovo e outros. Quando ingerimos grande quantidade de cálcio, ele acaba prejudicando a absorção do ferro. Por isso, uma pitada de pó de casca de ovo já é suficiente para enriquecer a nossa alimentação do dia a dia.
Maneira de preparar. Os ovos devem ser lavados antes de serem quebrados. As cascas devem ser limpas e guardadas na geladeira até o dia da preparação do pó. Para desinfetar, deixe as cascas de molho numa solução com água sanitária por 20 minutos (Use sempre a medida de uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água). Depois, enxágüe bem em água limpa, coloque as cascas numa panela e ferva por 20 minutos. Deixe secar. Triture as cascas em um moinho tipo moedor de café ou liquidificador. Conserve em recipiente bem tampado.
O acréscimo do pó de casca de ovo às receitas não alterou em nada nem a aparência nem o sabor da comida, sendo que a ingestão de duas porções diárias é capaz de cobrir cerca de 50 % das necessidades de ingestão deste mineral. Como sugestões, acrescentar ao arroz cozido, a biscoitos, a bolos, a purês, a sopas, a farofas etc.

Um comentário:

Sonia Salim disse...

Dr. Mario, eu estava procurando uma maneira de fazer a higienização da casca do ovo e achei esta ótima, sem perigo de uma possível salmonella oportunista sobreviver.O pó da casca de ovo serve também para colocar na horta caseira.
Parabéns pelo blog, está excelente!

Sonia