sábado, 17 de maio de 2008

OS ADOLESCENTES TAMBÉM PRECISAM DE VACINAS

Os pais se preocupam bastante -- o que é extremamente benéfico -- em aplicar todas as vacinas preventivas em suas crianças -- quanDo são crinças ! Mas, depois dos filhos (as) adolescentes, ás vezes não têm a informação de que há também necessidade dessas vacinas. A seguir, a lista das necessárias para os adolescentes.

  1. HEPATITE A –Quando ?: A partir de 11 anos. Por quê ? A gravidade da doença aumenta proporcionalmente à idade do paciente – quanto mais velho, mais grave.
  2. CATAPORA – Quando ? Duas doses, a partir dos 13 anos.Por quê ? Altamente infecciosa, a doença é mais grave em adolescentes e adultos. Os riscos de complicações, como herpes zoster e pneumonia, também aumentam com a idade.
  3. MENINGITE Quando ? Dose única até os 24 anos.Por quê ? Indicada para quem não foi imunizado na infância, previne a meningite bacteriana causada pelo meningococo do grupo C. A doença tem taxa de mortalidade entre 10
  4. HEPATITE B (*) Quando ? Três doses, a primeira entre 11 e 19 anos.Por quê ? 40 % dos brasileiros de até 19 anos não estão imunizados contra a doença, que pode evoluir para doenças hepáticas graves
  5. TÉTANO+DIFTERIA (*) Quando ? Três doses, a primeira dose entre 10 a 20 anos, com reforço a cada dez anos. Por quê ? Indicada para adolescentes que vivem em áreas de risco.
  6. SARAMPO, CAXUMBA E RUBEÓLA (*) Quando ? Dose única entre 11 e 19 anos. Por quê ? A proteção contra a rubeóla é importante sobretudo para as meninas, já que a doença pode comprometer uma futura gravidez
  7. PAPILOMA VÍRUS Quando ? De 9 a 26 anos Por quê ? Evita as verrugas genitais e o câncer do colo do útero. Faz parte do calendário oficial da vacinação de adolescentes.


COATES, V. e outras. Medicina do adolescente. SPaulo, SARVIER, p.26. Adaptação de MIRANDA FORTES, Junho 2006

Nenhum comentário: