quarta-feira, 21 de maio de 2008

O USO DA CHUPETA

USAR OU NÃO A CHUPETA - Deixar o bebê usar a chupeta ou não permiti-la em absoluto ? Trata-se de um assunto no qual divergem muito os especialistas. Acreditamos que a resposta mais sensata é – depende. Deve-se observar o comportamento do recém-nascido para avaliar sua real necessidade de usar a chupeta. Há algumas situações nas quais a chupeta representa uma ajuda. Por exemplo: se o bebê após a mamada continua procurando algo para sugar, se ele tem cólicas freqüentes, se fica muito irritado e é difícil acalmá-lo... De qualquer maneira, não dê logo a chupeta ao bebê; espere algumas semanas, até a amamentação ao seio esteja bem estabelecida. A RETIRADA DA CHUPETA - Uma vez dada a chupeta, surge outra questão. Até quando ela pode ser tolerada ? Três ou quatro meses é uma boa opção. A necessidade intensa de sugar de alguns bebês tende a diminuir por volta dessa época. Se ele costumar cuspir a chupeta e não reclamar isso representa uma boa oportunidade para retirá-la definitivamente. Deixe de oferecê-la e veja como ele reage. Tire-a aos poucos e pode oferecê-la novamente, se notar que ele sente muita falta dela. Se o bebê continuar com a chupeta depois dessa época, é provável que, aos 6 ou 7 meses, passe a desenvolver uma dependência e que ela se estenda até 1 ou 2 anos. O ideal é tirar a chupeta antes da chegada dos dentes definitivos, em torno de 5 anos de idade. Nesse caso, a chupeta deixa de ser uma necessidade física – acalmar a necessidade de sugar – e passe a ser um ritual que lhe traz conforto.
VANTAGENS E DESVANTAGENS - O uso da chupeta traz vantagens e desvantagens.
 Acalma a criança
 Diminui a possibilidade de chupar o dedo – vício bem mais difícil de tirar e que, segundo os especialistas, causa mais danos aos dentes.
 O bebê acorda quando a chupeta cai da boca.
 Você pode estar usando-a como um recurso para calar a criança, sem preocupar-se em saber a causa real de seu desconforto.
 Impede que a criança coloque os brinquedos na boca, maneira importante de explorar o mundo nessa fase.
 É difícil manter a chupeta sempre limpa. . .

REGRAS DE SEGURANÇA - É muito importante também observar algumas regras de segurança :
 Nunca amarre a fita da chupeta no pescoço da criança ou no berço; ela pode enroscar-se e sufocar
 Use modelos ortodônticos, adaptados à idade do bebê.
 Não passe mel ou açúcar na chupeta, pois facilitam o surgimento de cáries.

Adaptação do dr. MIRANDA FORTES, a partir de observações da psicopedagoga ADRIANA TAVARES. Agosto/2002

Nenhum comentário: