domingo, 11 de maio de 2008

BRINQUEDOS SEGUNDO A IDADE

Sugestões para brinquedos de acordo com as idades
0 a 3 meses – Chocalhos com sons suaves e diversificados, móbiles diversos, de madeira colorida e que produzam sons, quando balançados.
3 a 8 meses – Bichos de látex bem macios, João Bobo com guizos, bolas de plástico ou bichinhos bem moles, que possam ser mordidos.
8 a 15 meses – Brinquedos de encaixa com pinos redondos e coloridos, brinquedos de puxar ou empurrar com cores, jogos de encaixar de plástico ou madeira
15 meses a 2 anos – Jogos de encaixar ou empilhar, de plástico ou madeira. Bate-estacas para aperfeiçoar a coordenação motora e descarregar a agressividade, instrumentos de percussão ou de sopro simples (tambor, xilofone, cornetinha, gaitas), trem com pinos coloridos, livros de pano ou plastificados.
2 a 3 anos – Caixas de formas, Jogos de encaixar ou empilhar, de plástico ou madeira, caixa com chaves e formas diversas para a coordenação motora, trem com trilhos desmontáveis, quebra-cabeças simples, brinquedos para aprendizagem das cores, brinquedos de armar simples.Brinquedos com peças que podem ser aspiradas ou engolidas são proibidos para menores de 3 anos.
3 a 5 anos – Números de encaixes para associar números e quantidades, jogos de armar para incentivar a criatividade, carros e conjuntos desmontáveis, coleções de bichos diversos, material para modelagem.
5 a 7 anos – Jogos para a coordenação motora fina, cartilha mágica, blocos lógicos para matemática moderna, teatro de fantoches, quebra-cabeças mais complexos,conjuntos para pequena cozinha, jogos de competição e agilidade mental, computador elementar
7 a 10 anos – Jogos coletivos, tear, jogos de raciocínio, jogos ao ar livre, kits-miniaturas para montagem, poliópticon (conjunto de lentes e conexões para montar vários instrumentos óticos), microscópios com aumentos de 50 a 800 vezes, máquina fotográfica, gravadores, relógios de pulso, computador
Prefira os brinquedos com o selo de qualidade do INMETRO. Essa entiddade não aprova os brinquedos cujas tintas podem conter chumbo, cromo, cádmio e zinco, que são tóxicos (amarelos ou vermelhos). . Há brinquedos baratos que já têm esse selo.

Nenhum comentário: