domingo, 11 de maio de 2008

AS PALAVRAS SÃO UMA ARMA !

Não use palavras ofensivas com seus filhos Os pais devem ter cuidados especiais com as palavras usadas com os filhos, principalmente para qualificá-los. Uma criança pode ser chamada de débilmental ou maluquinho pelos coleguinhas e não se incomodar, mas se sua mãe o chama assim o está agredindo e ele pode considerar-se mesmo um débilmental e agir como tal.
Os adultos que cercam a criança, principalmente pais e parentes, etambém os professores, devem ter muito cuidado com as palavras. É muitocomum, estressados com os problemas que atualmente afligem quase todo mundo, os adultos trocarem insultos e palavrões entre si, acabando por sobraralguma coisa para as crianças e lhes dando um mau exemplo. Se um parentechamar sempre a criança de burra ela vai considerar-se pouco inteligente parao resto da vida. Nunca diga à criança que ela é burra, desajeitada, feia, preguiçosa, maluca, etc. Essa atitude é ainda mais perniciosa se a estiver comparando com outra criança : Joãozinho é inteligente mas Manoelzinho é burrinho.
Mas as palavras, se bem escolhidas, podem ser uma ajudamagnífica para a construção de uma autoimagem positiva para acriança. Se você a chamar de “inteligente” ela vai ficar convencida de que possui esse dom e vai agir na vida como uma pessoa realmente inteligente; se você disser que ela é muito amável ela o será. E assim por diante.
Como suspeitar que existe o problema Se a criança estiver sendo alvo de agressões e depreciações, mesmo apenas verbais, pode apresentar certos sinais que servem para alertar aos pais : Dificuldades de aprendizado na escola Hábito de ficar isolado, não brincar com os coleguinhas Agressividade; hábito de agredir verbalmente, ou até fisicamente, colegas e professores, repetindo na escola o que experimenta em casa. Insegurança : medo de monstros, pessoas estranhas, animais domésticos, escuro,

Nenhum comentário: