domingo, 11 de maio de 2008

COMO FAZER UM DELIQÜENTE

Psicólogos do Departamento de Polícia de Houston (Texas, Estados Unidos) prepararam a lista abaixo de comportamentos dos pais que levam seguramente a transformar as crianças em adolescentes delinquentes :

1] Comece, já na infância, a dar a seu filho tudo o que ele quiser; assim, quando ele crescer, vai achar que o mundo tem obrigação de lhe proporcionar tudo o que desejar.
2] Quando eles disserem palavrões, ou frases inconvenientes, ache graça. Vão achar que é interessante provocar a estranheza dos adultos ante seu comportamento.
3] Nunca lhe dê orientação religiosa. Espere até que chegue à maioridade e "decida por si mesmo".
4] Arrume tudo o que ele deixar fora do lugar : livros, sapatos, roupas etc. Faça tudo para ele (traga-lhe a comida, o refrigerante, os sapatos etc.). Ele vai acostumar-se a ter sempre alguém que o sirva.
5] Discutam marido e mulher, e outros parentes, sempre na presença dele. Ele aprenderá que o "bate-boca" é a maneira "normal" de resolver as diferenças entre as pessoas.
6] Para que ele não "passe pelas dificuldades" que você passou quando criança, dê-lhe todo o dinheiro que ele pedir. Não o incentive a trabalhar e ganhar seu próprio dinheiro.
7] Tome sempre o partido dele contra vizinhos, professores, policiais, coleguinhas, sem procurar saber quem está com a razão.
8] Quando ele se meter em alguma encrenca séria, alegue que " nunca conseguiu disciplina-lo".

Um comentário:

Fernando disse...

Todas as observações são pertinentes e, de agora em diante, vou lembrar delas quando observar o comportamento deletério de alguns alunos meus e entendê-los um pouco mais.