sábado, 7 de novembro de 2009

OS PERIGOS DO ESTRESSE EXCESSIVO

A importância do estresse nas crianças é um do temas abordados em um livro muito importante da psicóloga Ceres Araújo, cuja aquisição aconselho, com o título de PAIS QUE EDUCAM, de onde extraímos as observações a seguir.

Estresse é uma reação normal e desejável do organismo frente a situações muito excitantes e difíceis. O estresse não é uma doença, mas quando é intenso e prolongado acaba por debilitar o organismo, surgindo sintomas de doenças.

Durante a vida, até mesmo antes do nascimento, a pessoa enfrenta inúmeras situações estressantes, sendo que a capacidade de enfrenta-las vai aumentando com as experiências da vida e com a maturidade emocional. Mas essa capacidade varia de indivíduo para individuo. Algumas pessoas lidam melhor com situações estressantes do que outras.

Uma criança muito protegida não se torna preparada para o mundo estressante de hoje, Mas uma criança muito exposta, pouco protegida, não terá oportunidade de aprender, de modo gradual, a enfrentar as adversidades.

Atualmente, as situações estressantes são mais freqüentes. Há alguns anos, as crianças tinham menos horários a cumprir, ficavam mais em casa, brincavam em conjunto ingenuamente (cantigas de roda, pular amarelinha, esconde-esconde etc).

As causas atualmente de estresse atuam não só sobre as crianças, mas também sobre os pais: violência, refletida na TV, competição (futebol, procura de emprego, exames de admissão, vestibular, incerteza econômica...) Pais estressados têm filhos estressados, assim como professores estressados têm alunos estressados.

A seguir os principais fatores de risco para elevação do nível de estresse na infância :
Ø Brigas constantes ou separação dos pais
Ø Nascimento de irmão
Ø Doença, hospitalização.
Ø Ordens contraditórias dos responsáveis
Ø Expectativas ou cobranças exageradas
Ø Rejeição ou bullying por parte dos colegas
Ø Excesso de atividades (natação+balé+inglês+judô etc)
Ø Mudanças constantes de cidade, escola ou residência.

A seguir os principais fatores de proteção para diminuição de estresse na infância :

Ø Boa saúde
Ø Pais atentos às necessidades dos filhos
Ø Professores atentos aos alunos
Ø Ajuda ao lidar com situações novas

Nenhum comentário: