quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CHUPAR DEDO

A sucção é instintiva nos recém-nascidos. Quase todos os bebês chupam dedo. O hábito causa preocupação quando a criança já está crescidinha. Estima-se que 18 % das crianças entre 2 e 6 anos continuem com esse hábito.

As crianças crescidas continuam chupando o dedo por problemas emocionais. Os filhos de mães em cuja cultura ficam mais tempo juntos, sem as mulheres ficarem longos períodos de tempo no trabalho, não chupam dedo depois de crescidas.

Chupar dedo é prejudicial por três motivos : os dentes ficam projetados para frente; as crianças são alvo de gozações dos coleguinhas; pode acontecer que toquem com os dedos em alguma coisa contaminada, atacando sua saúde.

Para retirar esse hábito. o importante é não brigar com a criança, criticá-la, envergonhà-la, gritar com ela. Peça carinhosamente a ela que pare com o hábito, mostrando-lhe os prejuízos que ele traz. Depois. faça-lhe um elogio ou carinho sempre que ela conseguir ficar pelo menos um tempo sem chupar dedo.

Se esse hábito vier acompanhado de outros sintomas, como medos irracionais, ansiedade, preocupação excessiva, distúrbios do sono. é melhor levá-la ao pediatra, que estudará o caso e aconselhará as providencias a serem tomadas.

Nenhum comentário: