sexta-feira, 12 de junho de 2009

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

É difícil para os pais fazerem seus filhos comer um prato de arroz integral com legumes e peixe grelhado. Em numerosas lanchonetes lhes vão ser oferecidos hambúrgueres,batatas fritas, biscoitos saborosos, além de várias marcas de refrigerantes. Além do mais, a TV continuamente mostra tais alimentos com um visual tão apetitoso que dá vontade de entrar no vídeo para comê-los na hora. Todos os adolescentes comem tais alimentos e não é fácil exigir que seus filhos os evitem.

Abaixo estão algumas "dicas" para tentar modificar um pouco essa situação. Vale a pena tentar !

1/Se seu filho está com fome mas não quer comer uma alimentação saudável, não desista de imediato e lhe permita matar a fome com um hambúrger com batatas fritas, por exemplo. Endureça o coração e deixe o prato com comida saudável na geladeira, para mais tarde, quando a fome dele apertar.

2/ Planeje com ele cozinharem juntos alguma receita saudável, como se fosse uma brincadeira. Ele não deixará de comer o prato feito em casa, com a ajuda dele, para ver se ficou gostoso. Essa iniciativa ainda é mais fácil de usar quando se trata de uma menina.

3/ Não obrigue a criança a comer o que VOCÊ quer. Dê-lhe oportunidade de escolher, desde que seja entre alimentos saudáveis.

4/ Dos 2 aos 5 anos de idade, a criança come o que tiver em casa Não tem condições de comprar, ela própria, nenhum alimento. Assim, se você não os comprar, poderá evitar que ela coma alimentos não-saudáveis e um excesso de balas, chocolate, etc.

5/ Ofereça só legumes com molhos gostosos, mas com pouca gordura, com queijos brancos e limão.

6/ Está comprovado que crianças que sentam à mesa com os pais alimentam-se melhor em quantidade e em qualidade. Os pais devem dar o exemplo, escolhendo para si próprios alimentos saudáveis. É também uma oportunidade para melhor relacionamento entre os familiares. Desligue a TV !

7/ As crianças maiores, que frequentemente jogam videogames e navegam na Internet, não devem ficar ao mesmo tempo comendo biscoitos ou outros petiscos. Dê-lhes um iogurte batido com uma fruta.

8/ Libere apenas o domingo para as balas, os chicletes e os chocolates.

9/ Converse com o médico da criança e do adolescente. A própria falta de certos nutrientes leva à diminuição do apetite, iniciando um círculo vicioso. O médico poderá temporariamente complementar a alimentação com fórmula que tenham vitaminas e sais minerais

Nenhum comentário: