quarta-feira, 10 de junho de 2009

INFORMAÇÕES SOBRE GORDURA

Um dos problemas que mais afetam as pessoas é a questão da gordura corporal. Esta é armazenada em células especificas, chamadas de adipócitos. Os adipósitos se formam até os 20 anos de idade As pessoas com peso normal acumulam 20 a 30 bilhões de adipócitos enquanto os obesos têm 60 a 80 bilhões destas células.

Depois dos 20 anos, nada é capaz de diminuir a quantidade de adipócitos, mesmo as dietas mais rígidas. . Todos os anos, 10 % dos adipócitos são renovados. Essas células jovens aumentam de tamanho com mais facilidade do que os adipócitos mais antigos. Como os adipósitos são formados até a idade de 20 anos, 75 % das crianças e jovens gordos serão adultos obesos. Quando uma pessoa emagrece, os adipócitos apenas perdem volume, mas não são eliminados. Essa descoberta explica porque, depois deum período de dieta, facilmente a pessoa recupera o peso perdido, isto é, os seus adipócitos aumentam novamente de tamanho.

A influência dos hábitos alimentares na infância e na adolescência é muito grande, pois é o período da vida no qual se formam os adipósitos. Na maior parte dos casos, porém, é então quando se come mal, com grande quantidade de alimentos calóricos (muita gordura e muito açúcar, como hambúrgueres, refrigerantes etc.) e portanto se constitui mais quantidade de adipócitos, que vão permanecer até o fim da vida. Na puberdade, então, quando o costume atual é comer fast food, com diminuição de vegetais e cereais integrais, proliferam ainda mais essas células de nome estranho !

Pesquisadores estudaram os adipócitos de pessoas obesas que se submeteram à cirurgia de redução do estômago e constataram que o número de adipócitos não variou, antes e depois da operação. Apenas essas células diminuíram de volume.

Nenhum comentário: