segunda-feira, 3 de agosto de 2009

OS PAIS E A ESCOLA

Especialistas em educação estabeleceram dez maneiras dos pais auxiliarem seus filhos a aprenderem mais e permanecerem felizes nas escolas. São elas :
1) Ter livros em casa. E, no caso de filhos pequenos, lerem histórias apropriadas para eles.Uma criança de 8 anos que recebeu este tipo de estímulo desde os 3 anos de idade adquire um vocabulário de 12.000 palavras
2) Reservar um lugar especial para o estudo, com mesa e cadeira apropriadas ao tamanho da criança, em ambiente tranqüilo e longe da televisão.
3) Zelar pelo cumprimento dos deveres de casa. Até cerca de 10 anos de idade não é exagero verificar diariamente tal cumprimento
4) Orientar sem dar as respostas certas. Apontar as dificuldades observadas e, no caso de alunos mais velhos, indicar fontes de consultas. Neste caso, a internet é valiosa, mas se deve evitar que, nas horas de estudo, a criança perca seu tempo com joguinhos.
5) Reservar um tempo livre para lazer. É prejudicial um excesso de atividades extra-escolares (judô, inglês, informática, balé etc), que podem fatigar demais a criança.
6) Comparecer às reuniões de pais. Além de ser uma oportunidade para tomar conhecimento do ambiente da escola, ainda serve para mostrar aos filhos que os pais se interessam por eles e por seu desempenho.
7) Conversar com os filhos sobre a escola. Uma pesquisa mostrou que tal atitude aumenta em até 40 % as possibilidades de produzir bons alunos
8) Examinar o boletim. Está mais do que provado que censuras e castigos não dão resultado em caso de notas ruins. Os pais, nesse caso, devem conversar com os filhos e com seus professores e planejar em conjunto como agir para um melhor desempenho.
9) Procurar a escola no início do ano, para obter uma visão geral das matérias a serem abordadas, para ser possível acompanhar, durante o ano, a evolução das mesmas.
10) Não fazer pressão na ocasião do vestibular. Os jovens mais bem colocados no vestibular de 2008 informaram que mantiveram uma pesada rotina de estudo, mas preservaram algum tempo para o lazer pelo menos no fim-de-semana.
Adaptação do Dr.Miranda Fortes da matéria “Lição de casa para os pais”, VEJA, 8/08/09.

Nenhum comentário: