quarta-feira, 12 de agosto de 2009

CONHECER OS ADOLESCENTES

Adaptação do dr. Miranda Fortes,
baseado em REATO, Lígia de Fátima Nóbrega & AZEVEDO, Maria Regina Domingues. Desenvolvimento
psicológico do adoles­cente. Sinopse

de Pediatria, 3, set/99, p.58

Os adolescentes apresentam algumas características co­muns, bem diferentes das crianças. Os pais precisam co­nhecê-las, para poderem lidar com êxito com esses "estranhos" em que se transformam seus filhos e suas fi­lhas, quase de repente. Abaixo descrevemos as mais impor­tantes :

Procura da própria identidade. O adolescente se pergunta quem é e procura saber como chegará a ser, quando com­pletamente adulto. Para tanto, questiona e crítica tudo e todos, para ter suas próprias opiniões.

Separação progressiva dos pais. Para que se torne adulto e independente, o adolescente precisa terminar com a depen­dência absoluta dos pais que tinha quando criança.

Apoio em grupos ou gangues. Á medida que fica indepen­dente dos pais, o adolescente procura apoio nos compa­nheiros, que têm s mesmas preferências ( música, roupa, mesmas atividades). Grande perigo, então, de entrada em grupos de viciados em drogas, gangues agressivas, etc.

Necessidade de fantasias. O adolescente como que foge para seu próprio interior, elaborando fantasias, mantendo uma "agenda-diário", criando histórias.

Crises religiosas, oscilando do ateísmo ao misticismo.

Inadequação no manejo do tempo. As atitudes oscilam en­tre "agora ou nunca" ou "tem tempo, já vou".

Evolução sexual. Caminho que vai da masturbação ao começo da atividade sexual a dois. A masturbação deve ser respei­tada, pois tem vários aspectos positivos. Nada de críticas, proibições ou sarcasmos.

Reinvidicações sociais. Vários movimentos de transforma­ção da sociedade foram desencadeados por jovens. Desejar um mundo melhor faz parte do desenvolvimento sadio do adolescente.

Flutuações constantes do humor. Uma conquista, por me­nor que seja, entusiasma; uma frustação, mesmo pequena, causa desânimo.

Nenhum comentário: