domingo, 20 de abril de 2008

A IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS

A fibra é um elemento importante na composição dos alimentos por estar relacionada com o bom funcio-namento dos intestinos. Segundo Roberta Stella, nu-tricionista da Universidade de São Paulo, os seus be-nefícios não se resumem a isto e as fibras atuam na prevenção de várias doenças. De origem vegetal, as fi-bras não são absorvidas pelo organismo e elas não en-gordam.

As fibras são divididas em dois tipos :

Fibras solúveis A principal delas é a pectina, encontrada em frutas (por exemplo : laranja, maçã), vegetais (por exemplo :cenoura), nos cereais integrais (por exemplo, farelo de trigo) e nas leguminosas (ervilha, feijões, lentilha). Esse tipo de fibra é classificada como solúvel por reter água , formando um gel. Ajuda na diminuição do nível de co-lesterol, prevenindo o aparecimento de doenças cardio-vasculares, bem como no combate à obesidade, pois le-vam a uma menor ingestão de alimentos calóricos e de açúcar.

Fibras insolúveis Encontradas em todos os alimentos vegetais, sua maior fonte são os grãos de cereais, tais como milho, soja, grão de bico e nas frutas consumidas com cascas, como a maçã, pêra e ameixa.. As fibras insolúveis ajudam na prevenção de algu-mas doenças, como a constipação e o câncer coloretal. Vale lembrar que para as fibras cumprirem seu papel no organismo é necessário a ingestão de bastante líquidos Por dia, uma pessoa deve ingerir 30 gramas de fibra.

Nenhum comentário: