domingo, 20 de abril de 2008

AJUDA PARA DORMIR

Para ajudar o bebê a dormir a noite inteira, a Academia Americana de Pediatria dá aos pais os seguintes conselhos :
* Coloque a criança para dormir em seu próprio quarto o mais cedo possível. Se tiver que dormir no quarto do casal, que durma em sua própria caminha ou berço. Dormir com a criança na cama do casal é muito desaconselhável, inclusive perigoso. Já houve muitos casos de um adulto ficar por cima do bebê pequeno e sufocá-lo.
* Não deixe a criança tirar longos cochilos durante o dia. A soneca diurna não deve durar mais de três horas.
* Faça com que a criança passe por um período de calma e tranqüilidade antes de ir para a cama. Um hábito prazeroso, como cantar para ela ou lhe dar banho, pode prepará-la para o sono. É útil repetir sempre os mesmos atos, como se fosse um ritual.
* Determine uma hora certa ( sempre a mesma ) para a criança ir para cama e não a altere
* Ponha o bebê na cama ao primeiro sinal de sonolência. Deixe-o aprender a relaxar e cair no sono por si mesmo.
* Se você segura o bebê no colo ou o balança até dormir, ele pode tornar-se dependente desse hábito para adormecer.
* Dê à criança um "objeto de estimação" durante a noite, como, por exemplo, um brinquedo macio ou um cobertor. Mas, se tiver alergia respiratória, é melhor um brinquedo de borracha, que possa ser lavado periodicamente.
* Evite pôr o bebê para dormir com uma chupeta na boca. Se ele a perder durante a noite, vai acordar e chorar.
* Comece a adiar sua reação ao choro ou à agitação da criança 4 a 6 meses após o nascimento. Espere cinco minutos antes de ir ao quarto dela. Se o bebê continuar chorando depois desse tempo, verifique se não está com fome, molhado ou doente.

Um comentário:

Fernando disse...

Achei a postagem sobre os procedimentos que ajudam a criança a dormir bastante pertinentes. Inclusive, como tenho dificuldade para adentrar o Reino de Morfeu, vou utilizá-los na minha rotina. Parabéns, Dr. Miranda, pelo conteúdo valioso do seu blog que, certamente, será de grande valia para todos nós.
Sempre mais,
Fernando