quarta-feira, 17 de junho de 2009

ALTOS E BAIXOS

As mães geralmente, verificando como o bebê engorda nos primeiros meses de vida, acreditam que tal ritmo vai continuar à medida que a criança vai se desenvolvendo. Mas não é assim. A criança tem fases em que engorda mais e tem fases em que engorda menos.

O peso inicial (ao nascer) costuma duplicar aos 5 e 6 meses, triplicar aos 12 meses e quadruplicar entre os 24 e 30 meses. De modo geral, quanto mais baixo o peso ao nascer mais rapidamente se faz o aumento de peso.

Mas, a partir dos 12 meses, o aumento do peso se faz de maneira mais lenta, atingindo o mínimo entre os 5 e os 6 anos, voltando a acelerar-se por ocasião da puberdade, quando a criança deve ganhar 5 a 6 quilos num ano. Essa intensidade variável explica a inapetência dos pré-escolares e o apetite exagerado na puberdade e na adolescência.

Entre os 2 e os 6 anos, o aumento de peso se faz de maneira brusca e variável, alternando-se etapas normais de repleção (aumento de peso) e de aumento da estatura. Em certas ocasiões, quando há normalmente pouco aumento de peso, os pais ficam preocupados, acostumados com a gordurinha fofa do bebê. E costumam se queixar ao pediatra de que a criança “não come bem” e não aumenta de peso.

A primeira fase de repleção (aumento de peso) tem lugar entre 1 e 4 anos; segue-se o primeiro estirão (aumento da altura), dos 5 aos 7 anos, depois novo período de repleção, dos 8 aos 10, e um segundo estirão, dos 11 aos 15 anos, um ou dois anos mais cedo nas meninas do que nos meninos.

Quando a criança foge aos padrões descritos acima, os pais devem procurar o pediatra para que ele investrigue as possíveis causas do problema.
( Adaptação de Tratado de Pediatria de Walter Telles)

sábado, 13 de junho de 2009

A IMPORTANTE VITAMINA A

A vitamina A é muito importante para o organismo. A deficiência de vitamina A provoca vários problemas de saúde, mas o excesso da ingestão de vitamina também pode ser prejudicial.
A falta de vitamina A afeta os olhos, provocando cegueira noturna, sensibilidade à luz, redução do olfato e do paladar, ressecamento e lesões na pele e nas mucosas e lesões oculares que podem chegar até à destruição física dos olhos. Infecções frequentes acontecem também na carência desta vitamina, bem como diminuição do apetite.
Por outro lado, o excesso de vitamina A também ocasiona várias anormalidades. Há alimentos que contém os chamados precursores desta vitamina e podem ser ingeridos sem maior perigo : são os carotenóides.
Os alimentos ricos em vitamina A de origem animal são : fígado, manteiga, leite, gema de ovo, sardinha, queijos gordurosos, Os de origem vegetal são : salsa, abacate, acelga, caju, pêssego, mamão, melão, cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, tomate, manga

sexta-feira, 12 de junho de 2009

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

É difícil para os pais fazerem seus filhos comer um prato de arroz integral com legumes e peixe grelhado. Em numerosas lanchonetes lhes vão ser oferecidos hambúrgueres,batatas fritas, biscoitos saborosos, além de várias marcas de refrigerantes. Além do mais, a TV continuamente mostra tais alimentos com um visual tão apetitoso que dá vontade de entrar no vídeo para comê-los na hora. Todos os adolescentes comem tais alimentos e não é fácil exigir que seus filhos os evitem.

Abaixo estão algumas "dicas" para tentar modificar um pouco essa situação. Vale a pena tentar !

1/Se seu filho está com fome mas não quer comer uma alimentação saudável, não desista de imediato e lhe permita matar a fome com um hambúrger com batatas fritas, por exemplo. Endureça o coração e deixe o prato com comida saudável na geladeira, para mais tarde, quando a fome dele apertar.

2/ Planeje com ele cozinharem juntos alguma receita saudável, como se fosse uma brincadeira. Ele não deixará de comer o prato feito em casa, com a ajuda dele, para ver se ficou gostoso. Essa iniciativa ainda é mais fácil de usar quando se trata de uma menina.

3/ Não obrigue a criança a comer o que VOCÊ quer. Dê-lhe oportunidade de escolher, desde que seja entre alimentos saudáveis.

4/ Dos 2 aos 5 anos de idade, a criança come o que tiver em casa Não tem condições de comprar, ela própria, nenhum alimento. Assim, se você não os comprar, poderá evitar que ela coma alimentos não-saudáveis e um excesso de balas, chocolate, etc.

5/ Ofereça só legumes com molhos gostosos, mas com pouca gordura, com queijos brancos e limão.

6/ Está comprovado que crianças que sentam à mesa com os pais alimentam-se melhor em quantidade e em qualidade. Os pais devem dar o exemplo, escolhendo para si próprios alimentos saudáveis. É também uma oportunidade para melhor relacionamento entre os familiares. Desligue a TV !

7/ As crianças maiores, que frequentemente jogam videogames e navegam na Internet, não devem ficar ao mesmo tempo comendo biscoitos ou outros petiscos. Dê-lhes um iogurte batido com uma fruta.

8/ Libere apenas o domingo para as balas, os chicletes e os chocolates.

9/ Converse com o médico da criança e do adolescente. A própria falta de certos nutrientes leva à diminuição do apetite, iniciando um círculo vicioso. O médico poderá temporariamente complementar a alimentação com fórmula que tenham vitaminas e sais minerais

quinta-feira, 11 de junho de 2009

TELEVISÃO E BEBÊS

Muitas mães colocam seus bebês frente à TV para que eles fiquem distraidos. Mas um estudo da Universidade de Washington mostrou que as crianças que passam muito tempo ouvindo os sons da TV têm, no início da infância, menos interação verbal com os adultos, o que atrapalha o aprendizado da linguagem.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

INFORMAÇÕES SOBRE GORDURA

Um dos problemas que mais afetam as pessoas é a questão da gordura corporal. Esta é armazenada em células especificas, chamadas de adipócitos. Os adipósitos se formam até os 20 anos de idade As pessoas com peso normal acumulam 20 a 30 bilhões de adipócitos enquanto os obesos têm 60 a 80 bilhões destas células.

Depois dos 20 anos, nada é capaz de diminuir a quantidade de adipócitos, mesmo as dietas mais rígidas. . Todos os anos, 10 % dos adipócitos são renovados. Essas células jovens aumentam de tamanho com mais facilidade do que os adipócitos mais antigos. Como os adipósitos são formados até a idade de 20 anos, 75 % das crianças e jovens gordos serão adultos obesos. Quando uma pessoa emagrece, os adipócitos apenas perdem volume, mas não são eliminados. Essa descoberta explica porque, depois deum período de dieta, facilmente a pessoa recupera o peso perdido, isto é, os seus adipócitos aumentam novamente de tamanho.

A influência dos hábitos alimentares na infância e na adolescência é muito grande, pois é o período da vida no qual se formam os adipósitos. Na maior parte dos casos, porém, é então quando se come mal, com grande quantidade de alimentos calóricos (muita gordura e muito açúcar, como hambúrgueres, refrigerantes etc.) e portanto se constitui mais quantidade de adipócitos, que vão permanecer até o fim da vida. Na puberdade, então, quando o costume atual é comer fast food, com diminuição de vegetais e cereais integrais, proliferam ainda mais essas células de nome estranho !

Pesquisadores estudaram os adipócitos de pessoas obesas que se submeteram à cirurgia de redução do estômago e constataram que o número de adipócitos não variou, antes e depois da operação. Apenas essas células diminuíram de volume.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

SOBRE A GRIPE

O que é gripe ?
Doença aguda causada por vírus, Pior do que o resfriado, a gripe debita os doentes eleva ao risco de complicações.
Como se pega gripe ?
Através das gotículas de saliva, tosse e espiro expelidos por pessoas já contaminadas pela influenza.
Quais são os sintomas da gripe ?
Febre alta, dores no corpo, falta de apetite, dor de cabeça, tosse, nariz entupido, espirros, muito cansaço.
Quanto tempo dura ?
Os sintomas podem durar até 5 dias, mas o cansaço e alguns outros sintomas podem durar até 3 semanas.
Quais as complicações da gripe ?
Pode causar sinusite, pneumonia, bronquite, traqueobronquite e otite.
Como prevenir ?
A vacinação, que deverá ser repetida anualmente,. A cada ano, a vacina é reformulada, incluindo novas “famílias” de vírus.
Quanto tempo a vacina demora para funcionar ?
A maioria das pessoas estará protegida dentro de duas semanas. Após a vacinação, dura a proteção de 7 a 12 meses.
Quais as pessoas que não podem tomar a vacina ?
As que tiverem alergia a neomicina, gentamicina, ovos e derivados.
Quais os efeitos indesejáveis da vacina contra gripe ?
Em poucas pessoas pode provocar dores no braço, febre baixa, cansaço, porém são todos sintomas passageiros.

AS PALAVRAS SÃO UMA ARMA

Não use palavras ofensivas com seus filhos
Os pais devem ter cuidados especiais com as palavras usadas com
os filhos, principalmente para qualificá-los. Uma criança pode ser
chamada de débil mental ou maluquinho pelos coleguinhas e não se
incomodar, mas se sua mãe o chama assim o está agredindo e ele pode
considerar-se mesmo um débil mental e agir como tal.

Os adultos que cercam a criança, principalmente pais e parentes,
e também os professores, devem ter muito cuidado com as palavras. É
muito comum, estressados com os problemas que atualmente afligem
quase todo mundo, os adultos trocarem insultos e palavrões entre si,
acabando por sobrar alguma coisa para as crianças e lhes dando um
mau exemplo. Se um parente chamar sempre a criança de burra ela vai
considerar-se pouco inteligente para o resto da vida. Nunca diga à
criança que ela é burra, desajeitada, feia, preguiçosa, maluca, etc. Essa
atitude é ainda mais perniciosa se a estiver comparando com outra
criança : Joãozinho é inteligente mas Manoelzinho é burrinho.

Mas as palavras, se bem escolhidas, podem ser uma ajuda
magnífica para a construção de uma autoimagem positiva para a
criança. Se você a chamar de “inteligente” ela vai ficar convencida de
que possui esse dom e vai agir na vida como uma pessoa realmente
inteligente; se você disser que ela é muito amável ela o será. E assim
por diante.

Como suspeitar que existe o problema

Se a criança estiver sendo alvo de agressões e depreciações, mesmo
apenas verbais, pode apresentar certos sinais que servem para alertar
aos pais :

Dificuldades de aprendizado na escola
Hábito de ficar isolado, não brincar com os coleguinhas
Agressividade; hábito de agredir verbalmente, ou até fisicamente,
colegas e professores, repetindo na escola o que experimenta em
casa.insegurança : medo de monstros, pessoas estranhas, animais
domésticos, escuro, elevador, etc.

VACINA CONTRA MENINGITE

A doença chamada meningite pode ser provocada por várias bactérias. A mais grave e é a provocada pelo meningococo. Há três tipos de meningococos : tipo A, tipo B e tipo C. Existe uma vacina que protege contra os meningococos tipos A e C. Uma vacina contra o meningococo tipo B, produzida em Cuba e na Noruega, não se mostrou muito eficaz e provoca reações colaterais muito fortes (febre, mal-estar e até convulsões). Por isso não é mais usada. Os cientistas estrão ainda pesquisando a criação de uma vacina adequada para o meningococo tipo B.
A vacina contra o meningococo A e C pode ser dada a partir de 2 anos de idade e confere proteção durante apenas cerca de 1 ano. Não pode ser repetida várias vezes porque cada vez a proteção conferida é mais baixa.
Isto faz com que essas vacinas não sejam aplicadas de maneira rotineira, estando indicadas apenas para as crianças de alto risco e em caso de epidemias.

(Adaptação do dr. Miranda Fortes do artigo Atualização em imunizações, do Prof.Marco Aurélio P. Safadi, da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo)